Gelatina Arco-iris

Essa minha não ficou tão colorida e linda como deveria, pois minha forma era pequena e eu tinha poucos sabores aqui.
 

Ingredientes:
Pacotinhos de gelatina de sabores e cores distintas: tutti frutti, limão, abacaxi, maracujá e morango. (Nao encontrei a de tutti-frutti, ela da a cor azul, então coloquei a de uva no lugar)
1 vidrinho de leite de coco
1 lata (ou caixinha) de leite condensado
Água fervente
Água fria

Não é preciso se prender a comprar exatamente os mesmos sabores de gelatina que usei, mas achei que o resultado foi bem satisfatório na hora de se criar um efeito arco-íris. A quantidades de pacotinhos depende da profundidade da forma. De qualquer maneira, acho seguro adquirir no mínimo 4.
Agora, vamos ao modo de preparo. Antes de tudo, é importante que a forma esteja bem untada por dentro, com um pouco de óleo.

Modo de preparo:
1- Dissolva todo conteúdo do pacote de gelatina azul (ou o primeiro sabor escolhido) em 150 ml de água fervente, mexendo bem até que não sobre resíduos.
2- Acrescente 150ml de água gelada à mistura e mexa novamente.
3- Deposite metade da gelatina já dissolvida em uma forma de pudim, com um furo no meio, untada com óleo.
4- Leve ao freezer por 10 minutos.
5- Adicione à metade da gelatina restante 2 colheres de leite condensado e 2 colheres de leite de coco. Mexa até ficar homogêneo e opaco.
6- Passados os 10 minutos, retire a gelatina do freezer e despeje o creme opaco por cima da camada que já começou a endurecer, com muito cuidado. Distribua o creme de modo a cobrir uniformemente toda gelatina que estava por baixo.
7- Leve ao freezer novamente, mas dessa vez por 15 minutos.
8- Repita os passos anteriores com a gelatina verde, primeiro sozinha e depois com leite condensado e de coco, lembrando que o tempo no congelador é de 10 minutos para as camadas transparentes e 15 minutos para as opacas.
9- Continue repetindo todos os passos com as gelatinas seguintes: amarela, laranja e vermelha.
Ao terminar o tempo de resfriamento da última camada (que, no meu caso, foi a vermelha cremosa), transfira a forma do freezer para geladeira. Obviamente não pode deixar direto no freezer porque congela, né? Hehehe!
Só desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas de geladeira.

Os segredos:

1- Para que as camadas fiquem retinhas e certinhas é muito cuidado na hora de despejá-las. Se cair muita gelatina de uma vez só, a força e o peso do líquido pode furar a camada semi endurecida anterior ou vazar pelas laterais. Por isso, aconselho que a gelatina líquida seja feita em algum utensílio com bico, com o becker que eu utilizei, que dá bastante firmeza e suavidade na hora de despejar o conteúdo na forma. Outra vantagem de usar um becker é poder medir certinho o volume de cada camada, principalmente na hora de dividir a gelatina líquida pela metade. Certamente, isso também faz diferença na aparência.
2- Um truque que utilizei foi inventar uma cor de gelatina que não encontrei no mercado: a laranja. Apesar da gelatina de maracujá já ser mais avermelhada do que a de abacaxi, não era laranja o suficiente para ajudar no degradê. Para deixá-la mais avermelhada, salpiquei um tiquinho do pozinho da gelatina de morango na mistura.
3- É mesmo importante respeitar o tempo de 10 e 15 minutos no freezer, entre cada camada (seja para mais ou para menos). Se você deixar muito além disso, uma camada pode se separar da outra na hora de tirar da forma ou servir.

É isso queridos! A minha é essa da foto, feita exatamente como a receita. Aproveitem!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biscoito Beiçudo

Mousse de leite ninho

Bolo de iogurte com casquinha crocante